Realizar a gestão de funcionários no comércio atacadista é de extrema importância para o sucesso de um negócio.
Empresários que não adotam práticas de gestão de pessoas, no intuito de minimizar os passivos trabalhistas, podem acabar comprometendo os seus recursos financeiros.
Isso porque, eles estão sujeitos a lidar com o pagamento de indenizações devido ao surgimento de passivos trabalhistas.
Sendo assim, confira ao longo deste artigo algumas dicas que se adotadas auxiliam na redução de passivos trabalhistas na gestão de funcionários no comércio atacadista. Confira!
Além disso, confira também o nosso artigo: Oportunidades de negócios para o comércio atacadista em 2021
O que é um passivo trabalhista?
Na gestão de funcionários, é preciso compreender, em primeiro lugar, o que é passivo trabalhista.
O conceito de passivo trabalhista é a soma de dívidas que serão geradas a um empregador, seja ele pessoa física ou jurídica, caso não cumpra as suas obrigações trabalhistas ou não realize corretamente o recolhimento dos encargos sociais.
Correspondendo assim ao conjunto das cobranças realizadas em casos jurídicos trabalhistas ou em fiscalizações do INSS.
Dessa forma, a quantidade aceitável de ações trabalhistas é de, no máximo, 10% do número total de funcionários. Assim, quando o número for superior a esse percentual, é considerado um alerta.
Aprenda mais sobre: Como pagar menos impostos na sua empresa? Entenda o que é elisão fiscal
Quais práticas de gestão de funcionários no comércio atacadista podem ajudar a diminuir o passivo trabalhista?
A seguir, acompanhe algumas dicas que permitem implementar uma gestão de funcionários mais assertiva. Vamos lá?
Investir na advocacia preventiva
Atualmente, os colaboradores de uma empresa possuem várias informações acerca da empresa em mãos.
Com o avanço da tecnologia, é possível obter informações de um negócio no mercado, com um simples clique.
Dessa forma, a relação entre empregadores e empregados deve sempre ser pautada no respeito, confiança e no cumprimento da legislação, que pode reduzir o surgimento do passivo trabalhista na gestão de funcionários.
Sendo assim, é importante que o departamento de RH e Jurídico trabalhem em conjunto, para que uma empresa possa sempre agir de acordo com normas e leis trabalhistas.
Portanto, é interessante que um gestor busque contato com associações e sindicatos de categoria, a fim de realizar um planejamento preventivo, que possa auxiliar na identificação e adoção de soluções que possam tornar a gestão de funcionários mais assertiva.
Investir em um bom controle de ponto
Na maioria das vezes, as reclamações trabalhistas estão relacionadas às divergências no pagamento de horas extras.
Deste modo, implementar um controle de ponto confiável é crucial para que um gestor possa calcular corretamente o pagamento de horas extras de maneira confiável.
Além disso, empresas com mais de dez funcionários são obrigadas por lei a terem qualquer forma de controle de ponto, digital ou mecânica.
Leia mais sobre: Regime Tributário para Comércio Atacadista: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real?
Otimizar a folha de pagamento
Por meio de um software de RH, a emissão da folha de pagamento e a gestão de funcionários no comércio atacadista se torna mais assertiva. O que evita a ocorrência de equívocos.
Isso porque, o sistema de integração com o controle de ponto, possibilita mais exatidão.
Mas atenção, é preciso fazer a emissão de recibos, tanto do controle de ponto como também do pagamento de horas extras, não se esquecendo de solicitar a assinatura de cada colaborador, sempre que for entregue o espelho.
Realizar auditorias internas
O gestor, junto com demais profissionais de uma empresa, poderá montar um comitê interno formado por profissionais de diferentes áreas ou contratar uma consultoria especializada, que se responsabilizará pela realização de auditorias internas.
Deste modo, por meio deste processo se torna possível:
- Verificar todos os contratos de colaboradores;
- Averiguar o sistema de controle de ponto;
- Analisar o processo de folha de pagamento;
- Analisar os arquivos, se os mesmos estão sendo armazenados de maneira correta;
- Apurar a legislação trabalhista, se estiver sendo cumprida de maneira devida.
Conte com apoio de profissionais especializados na gestão de funcionários
A sua empresa conta com apoio de um profissional contábil na realização da prevenção de passivos trabalhistas? Ainda não? Conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade.
Nossos serviços contábeis vão além do que o mercado está acostumado, nos preocupamos de fato com o negócio de nossos clientes. Entre em contato com um de nossos especialistas.
Sendo assim, gostou do nosso conteúdo? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e acessar nosso blog e confira mais sobre: O que são ritos de gestão.
Além disso, aprenda mais lendo: Contabilidade Gerencial: Você sabe o que é e qual a importância para o seu negócio?